Se a HBO é conhecida como uma das maiores emissoras do mundo quando o assunto é produzir séries de qualidade, grande parte do crédito tem que ser dado à série Família Soprano (1999-2007). Aclamada pela crítica, a série de máfia transformou James Gandolfini em um grande astro da televisão norte-americana. Infelizmente, o ator teve uma morte precoce, tendo falecido em 2013, com apenas 51 anos, por causa de um infarto.
O ator sofreu o ataque cardíaco durante uma viagem para a Itália, onde estava participando do Festival de Cinema de Taormina. Ele tinha uma aparição agendada no evento ao lado do diretor italiano Gabriele Muccino.

A última refeição de astro da HBO
De acordo com o The New York Post, horas antes de sofrer o infarto, o ator foi jantar com seu filho Michael, de 13 anos, no restaurante do hotel Boscolo Exedra de Roma, onde pediu camarões fritos, uma grande quantidade de foie gras, além de oito doses de bebidas alcóolicas, como rum e cerveja. Ainda segundo o Post, Gandolfini vinha sofrendo com problemas com o álcool nos meses anteriores a sua morte e chegou a participar de reuniões do Alcoólicos Anônimos.
Aproximadamente três horas após o jantar, o filho do ator encontrou Gandolgini tendo uma parada cardíaca no quarto do hotel. Ele foi levado ao hospital e os médicos tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. De acordo com matéria da VEJA da época, a família de Gandolfini divulgou que a autópsia confirmou que a parada foi provocada por “causas naturais”.




