Existem diversas regras para que as pessoas vivam em civilização, pensando principalmente em organizações sociais. Mas, algo curioso ocorre em Belcastro, uma comuna italiana que está chamando atenção do mundo por ter publicado uma portaria que proíbe a sua população de ficar doente, sofrer acidentes ou mesmo sair de casa. Dentro dessas normas, a intenção é de que as pessoas não tentem fazer nada que coloquem sua saúde em risco.
Apesar disso, essa ação foi irônica, em uma tentativa provinciana e desesperada do governo diante dos problemas no setor de saúde que a vila está passando. Em uma entrevista à rede BBC, o prefeito local Antonio Torchia, afirmou que é “obviamente uma provocação humorística”, para chamar a atenção sobre os descasos que os cidadãos estão passando. Desde de junho, Torchia aguarda, sem sucesso, às autoridades sanitárias regionais ajuda para lidar com as deficiências locais do sistema de saúde em Belcastro.
Mais informações sobre a situação de Belcastro, na Itália
Ao site italiano Notizie.it, Antonio Torchia também se manifestou e falou sobre a situação precária que a vila está passando: “É inadmissível que se ignore um direito consagrado na Constituição”, disse. “A falta de um serviço de emergência médica não é apenas um problema local, também se trata de um problema de saúde pública que requer intervenção imediata das autoridades competentes”.
Na região, vivem muitos idosos e metade dos 1.200 habitantes tem mais de 65 anos, um grupo vulnerável que precisa de emergências médicas. Apesar disso, vale ressaltar que o hospital mais próximo da vila fica a 45 km de distância, sendo acessível apenas por uma estrada com limite de velocidade de 30 km/h.