Assim como a Inglaterra é conhecida pela pontualidade, o Japão é muito conhecido por sua limpeza. Infelizmente, não podemos dizer o mesmo das cidades brasileiras, em que a limpeza urbana ainda é um problema recorrente, mas tem uma cidade que pode servir de exemplo para todo o país.
Localizada na região norte do Rio Grande do Sul, Marau é referência em limpeza urbana. A cidade gaúcha ficou em primeiro lugar no ranking de gestão de resíduos sólidos do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, criado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a PwC Brasil.
Entre as medidas adotadas pela prefeitura da cidade para incentivar a limpeza urbana estão: “a readequação de contratos de coleta de lixo, redução de custos e ampliação da eficiência do serviço”, explica o portal Acorda Cidade.
De acordo com o site da prefeitura de Marau, o prefeito Iura Kurtz declarou que “essa é uma importante conquista dos marauenses que estão cada vez se conscientizando da importância de coletar e separar seus lixos. Da mesma forma, a Prefeitura planejou e vem adotando novas formas de Gestão que priorizam o Meio Ambiente. Quando assumimos readequamos o contrato de coleta do lixo, reduzindo os custos e ao mesmo tempo aumentando os serviços ofertados”.
Confira o ranking das cidades mais limpas do Brasil:
As cidades recebem uma nota de 0 a 1 – quanto mais perto do 1, melhor o desempenho.
- Marau, Rio Grande do Sul – 0,827
- Braço do Trombudo, Santa Catarina – 0,827
- Sapucaí-Mirim, Minas Gerais – 0,824
- Itapiranga, SC – 0,820
- Presidente Lucena, RS – 0,817
- Não-me-Toque, RS – 0,812




