Golpes financeiros através das redes sociais não são nenhuma novidade, mas, mesmo assim, parece que os golpistas sempre encontram novas formas de enganar suas vítimas. Conheça o novo golpe no WhatsApp que usa um comprovante falso para roubar os seus dados bancários.
Identificado pela empresa de cibersegurança ISH Tecnologia, o golpe ganhou o nome de “ComprovanteSpray”. “A ampla utilização do WhatsApp potencializa o alcance da campanha, tornando-se uma ameaça significativa tanto para usuários individuais quanto para empresas”, afirmou Caíque Barqueta, especialista da ISH, ao Olhar Digital.
O golpe funciona da seguinte forma: fingindo ser o seu banco, os criminosos te enviam uma mensagem no WhatsApp sobre um comprovante bancário pendente. Eles enviam um arquivo em formato ZIP que contém um malware – um software malicioso.
Quando você baixa o arquivo, esse malware se instala na memória do seu celular, normalmente sem nem ser detectado por antivírus comuns por utilizar um método sofisticado de execução de código na memória. É assim que os criminosos conseguem dar acesso a suas informações sigilosas, incluindo – mas não se limitando a isso – seus dados bancários.
Entre os setores mais visados por esse golpe, temos o setor financeiro, o e-commerce e o setor corporativo.
Não caia no golpe no WhatsApp
As principais recomendações para fugir de golpes do tipo são:
- Desconfie de qualquer mensagem pedindo dinheiro ou dados pessoais;
- Não abra anexos desconhecidos recebidos por aplicativos de mensagem;
- Ative a verificação de duas etapas no WhatsApp;
- Sempre cheque a identidade de quem está enviando a mensagem e não clique em links suspeitos.
“Caí em um golpe. O que eu faço?”
Agora, você deve procurar uma delegacia do seu estado e registrar um boletim de ocorrência. Você também pode fazer o B.O. através do site. Além disso, você deve denunciar o perfil que te deu um golpe para a plataforma do WhatsApp, enviando um e-mail para [email protected]. Lembre-se de incluir em anexo os prints da conversa.