A cidade de Paranacity, situada no noroeste do Paraná, é destaque nacional no cultivo de urucum após conquistar a Indicação Geográfica (IG) de Procedência em maio de 2025. Com o apoio de condições climáticas ideais e técnicas de manejo aprimoradas, Paranacity, ao lado de Cruzeiro do Sul, lidera a produção desse fruto na região.
O urucum, fruto do urucuzeiro (Bixa orellana), é reconhecido por seus benefícios à saúde. Este fruto brasileiro é conhecido por suas propriedades antioxidantes, ricas em carotenoides e vitamina A.
Os benefícios do urucum incluem a potencial melhoria da visão, combate ao envelhecimento da pele e a redução do risco de doenças cardiovasculares.
O urucum protege a visão por meio dos carotenoides, que ajudam a prevenir problemas oculares. Além disso, possui propriedades que podem retardar o envelhecimento da pele. Seus compostos bioativos combatem radicais livres, reduzindo danos celulares. Pesquisas indicam que o urucum pode auxiliar na redução do colesterol LDL, prevenindo placas arteriais e doenças como a aterosclerose.
Chá de urucum
O chá de urucum é eficaz para aproveitar suas propriedades. Ele pode ser preparado usando folhas ou sementes. Ferva um litro de água e adicione oito a doze folhas ou uma colher de sopa de sementes. Deixe em infusão por alguns minutos, coe e consuma.
Além disso, há indícios de que os compostos do urucum ajudam na manutenção do equilíbrio da glicose.
Além dos benefícios para a saúde, o urucum possui um potencial econômico significativo como cultura de baixo custo e alta rentabilidade. Agricultores em regiões brasileiras, como Tocantins, já exploram essas vantagens.




