O roubo de carros infelizmente continua sendo bastante comum, sendo impulsionado pela procura por peças no mercado paralelo e pela facilidade de revender certos veículos. Confira os cinco modelos de carros mais roubados no Brasil este ano, de acordo com O Antagonista:
- Volkswagen Gol – 2.533 unidades roubadas em 2025;
- Hyundai HB20 – 1.773;
- Fiat Uno – 1.749;
- Chevrolet Corsa – 1.652;
- Chevrolet Onix – 1.572.
Por que esses carros são tão visados?
Como explica o site O Antagonista, esses modelos são carros populares, bastante comuns de serem encontrados nas ruas, o que explica em parte porque eles estão entre os mais roubados. É porque tem mais deles nas ruas. Mas esse não é o único motivo. Por serem muito comuns, as peças deles também são bastante procuradas, mais uma razão para eles tão visados.
O site da corretora de seguros AEM também aponta que versões antigas ou básicas de muito desses modelos não contam com alarme, rastreador, bloqueio remoto ou travamento automático, reduzindo o tempo necessário para os bandidos conseguirem levar o veículo embora. Os veículos sem rastreamento ativo são os menos recuperados.
Por fim, esses carros possuem uma mecânica simples e barata, facilitando o trabalho dos criminosos para revender, desmanchar e distribuir os componentes dos veículos clandestinamente.
Como se proteger de roubos e furtos de veículos
O site da corretora AEM dá algumas dicas para tentar reduzir o risco de roubo e furto do seu veículo:
- Escolha bem onde estaciona: opte por locais bem iluminados, com câmeras ou movimento constante. Para quem vai estacionar à noite, estacionamentos privados são uma opção mais segura;
- Evite deixar objetos visíveis: sempre leve seus objetos pessoais com você ou deixe eles fora de vista;
- Use equipamentos de segurança: alarme, trava de volante rastreador dificultam a vida do bandido e aumentam as suas chances de recuperar seu veículo se ele for roubado;
- Revise sua cobertura atual: fique de olho no seu contrato de seguro.




