Qual a sua motivação para aprender uma nova língua? Viajar para fora? Trabalho, estudo? Pois nós temos um novo motivo para você acrescentar na sua lista: aprender um novo idioma ajuda a retardar o envelhecimento do seu cérebro, consequentemente, ajudando você a envelhecer com mais qualidade de vida.
Aprender uma nova língua ajuda o seu cérebro a envelhecer mais devagar
De acordo com a Superinteressante, um estudo publicado na revista Nature Aging revelou que pessoas que falam mais de uma língua têm metade da probabilidade de apresentar sinais de envelhecimento biológico acelerado em comparação com quem fala só um idioma.
A pesquisa analisou dados de mais de 86 mil adultos entre 51 e 90 anos de 27 países europeus. Outros estudos já tinham sugerido que aprender novas línguas ajudaria funções cognitivas como memória e atenção, mas essa pesquisa trouxe as evidências mais robustas até agora da relação entre o multilinguismo e o envelhecimento.
Essa investigação usou modelos computacionais avançados para conseguir calcular a “lacuna de idade biocomportamental”, métrica que compara a idade numérica com a biológica, considerando fatores como saúde cardiovascular, hábitos de vida e nível educacional. Através dessa análise, os pesquisadores conseguiram observar o efeito “protetor” que falar mais de uma língua tem sobre o envelhecimento cerebral.
Segundo o artigo, esse efeito “protetor” continuou mesmo quando os cientistas consideraram outros fatores na análise, como fatores sociais e renda, repercute a Superinteressante.
“Apenas um idioma adicional já reduz o risco de envelhecimento acelerado. Mas, quando se fala dois ou três idiomas, esse efeito é maior”, explicou Agustín Ibáñez, neurocientista da Universidade Adolfo Ibáñez, no Chile, e um dos autores do estudo, à Nature.




