A maioria dos leitores provavelmente já passou por algo parecido: você ganha peso, decide focar na alimentação e na academia por um tempo e perde esse peso. Mas assim que você relaxa um pouco… o peso volta todo de novo. É o famoso “efeito sanfona” e ele também afeta mais da metade dos usuários do Ozempic ou de outras “canetas emagrecedoras”.
Usuários de Ozempic e outras canetas emagrecedoras também passam pelo efeito sanfona
Um novo estudo analisou 1,2 milhão de adultos dos Estados Unidos entre janeiro de 2010 e junho de 2024 que usavam medicamentos GLP-1 para obesidade ou diabetes tipo 2. Todos os participantes eram considerados obesos ou com sobrepeso. Entre esses, mais da metade fazia uso da semaglutida (Ozempic ou Wegovy) e os outros usavam liraglutida (Saxenda) ou tirzepatida (Mounjaro).
Em média, os pacientes utilizaram as injeções por pouco mais de oito meses antes de interromperem o tratamento. Ao todo, 58% deles recuperaram o peso depois de parar de usar o Ozempic ou outro medicamento GLP-1. Um ano depois de pararem o tratamento, eles tinham ganhado em média 7,5% do peso corporal de volta. Os mais afetados foram justamente os que mais perderam peso com ajuda das “canetinhas”.
As conclusões do estudo foram apresentadas na Obesity Week 2025, em Atlanta, nos Estados Unidos. O moderador da sessão, John Apolzan, especialista em nutrição do Pennington Biomedical Research Center, afirmou que o estudo reforça que essas classes de medicamentos para obesidade não podem ser descontinuadas. “Como muitos outros medicamentos prescritos, como os anti-hipertensivos. Uma vez que você começa a tomá-los, tende a permanecer neles e não interrompê-los”, declarou Apolzan.




