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Nova lei para carros elétricos passa a valer no Brasil em novembro

Por Pedro Silvini
18/11/2025
Em Geral
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caixa financiamento carros elétricos

(Reprodução/IStock)

A partir de novembro, entra em vigor no Brasil a ABNT PR 1025, primeira diretriz técnica do país dedicada à manutenção, inspeção e reparo de carros elétricos e híbridos. A norma, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define padrões de capacitação e segurança para mecânicos, em meio ao rápido crescimento da frota eletrificada no país.

Documento sobre carros elétricos

Elaborado ao longo de nove reuniões entre 2023 e 2025, o documento de 14 páginas organiza os profissionais em três níveis de atuação, conforme escolaridade, experiência e grau de intervenção permitido nos veículos.

Nível 1

  • Escolaridade: 5º ano do ensino fundamental
  • Experiência: 4 anos como ajudante ou 2 anos como mecânico
  • Atuação: Reparos apenas na parte mecânica ou interior dos veículos

Nível 2

  • Escolaridade: Ensino médio + curso técnico em elétrica/eletrônica automotiva
  • Experiência: 2 anos como ajudante ou 1 ano como mecânico
  • Atuação: Reparos mecânicos, elétrica de baixa tensão (12 V) e suporte ao profissional de nível 3

Nível 3

  • Escolaridade: Formação técnica ou superior em tração elétrica automotiva
  • Experiência: 1 ano como mecânico de tração elétrica (alta tensão e baterias)
  • Atuação: Serviços completos, incluindo alta tensão, remoção e instalação de motores elétricos e baterias, além da gestão operacional da oficina

Capacitações obrigatórias

Para atuar na área, os profissionais também precisam cumprir exigências adicionais:

  • Curso mínimo de 160 horas sobre os conteúdos da norma ou pelo menos dois anos de experiência prática;
  • Treinamento complementar de 40 horas, com certificação conforme legislação vigente;
  • Habilitação formal para operar equipamentos de segurança, ferramentas específicas e procedimentos de análise de risco.

A ABNT reforça que o mecânico deve ser capacitado especificamente no veículo que irá reparar, devido às diferenças técnicas entre os modelos elétricos disponíveis no mercado.

Por que a norma é importante?

Segundo o presidente da ABNT, Mário William Esper, o crescimento acelerado dos elétricos no Brasil exige padronização e segurança. A nova diretriz reúne, pela primeira vez, critérios claros sobre:

  • uso de instrumentos de medição;
  • manipulação de sistemas de alta tensão;
  • requisitos mínimos de formação;
  • alinhamento às normas nacionais e internacionais de segurança.

A PR 1025 deve nortear programas de qualificação, certificação profissional, cursos técnicos e políticas públicas voltadas à preparação do setor automotivo para a transição elétrica.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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