Você é aquela pessoa que sempre acaba correndo no supermercado para comprar aquele último ingrediente do almoço de domingo? Então é melhor se planejar melhor se você for do Espírito Santo. No estado capixaba, uma convenção coletiva assinada recentemente estabelece que supermercados, minimercados, atacarejos, lojas de material de construção e mercearias não vão mais poder abrir nos domingos.
Supermercados dentro de shoppings também precisam fechar aos domingos, apesar das outras lojas dos centros comerciais continuarem liberadas. Estabelecimentos familiares, que operam sem empregados, também seguem liberados. Padarias e açougues não estão incluídos nessa convenção coletiva, então eles continuam podendo abrir no dia. Sobre os comércios de rua, não tem impedimento para eles abrirem aos domingos, mas muitos estabelecimentos escolhem ficar fechados devido à falta de demanda, com exceção das vésperas das festas de fim de ano.
Quando a regra começa a valer?
De acordo com o Portal 6, a medida entra em vigor a partir do dia 1º de março de 2026 e vai até o dia 31 de outubro, funcionando como um período de teste. Essa regra pode ser revista em negociações previstas para novembro do ano que vem.
Segundo A Gazeta, a decisão de impedir abertura de supermercados e estabelecimentos do tipo no domingo segue o exemplo do interior capixaba, em que muitos supermercados já não abrem aos domingos por questões “econômicas e operacionais”. Consultado pelo veículo, José Carlos Bergamin, terceiro vice-presidente da Fecomércio-ES, explica que os estabelecimentos ficarem fechados nesse dia permite que eles realizem “trabalhos internos essenciais, como manutenção das instalações, reposição de mercadorias, balanço, inventário, limpeza e organização das gôndolas”.




