Prático, versátil e nutritivo, o ovo é uma das principais fontes acessíveis de proteína. Ele concentra vitaminas A, D, E, B12, além de minerais como fósforo, ferro, zinco e cálcio. Mas afinal, qual é a quantidade ideal de consumo?
Segundo orientações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um adulto saudável pode consumir até 7 ovos por semana — o equivalente a 1 ovo por dia.
Já pessoas com colesterol elevado devem reduzir o consumo para 3 a 4 ovos por semana, sempre com acompanhamento médico ou nutricional.
Por que o ovo gera dúvidas?
Durante anos, o ovo foi associado ao aumento do colesterol. Porém, pesquisas mais recentes mostram que o colesterol presente no alimento não impacta a saúde cardiovascular da mesma forma que gordura trans ou gordura saturada, presentes em itens frequentemente consumidos junto com ovos — como bacon, queijos gordurosos e manteiga.
Um ovo médio contém:
- 75 calorias
- 5 g de gordura
- 6 g de proteína
- 210 mg de colesterol
- Vitaminas A, D, B12 e colina, essencial para funções metabólicas
É seguro comer ovo todos os dias?
Para a maior parte das pessoas, sim. Estudos indicam que até 7 ovos por semana não aumentam o risco de doenças cardíacas e podem até colaborar para a prevenção de alguns tipos de AVC e problemas de visão, como degeneração macular.
Por outro lado, pessoas com diabetes podem ter risco cardiovascular maior com o consumo frequente — algo que ainda está em estudo e requer avaliação individualizada.




