A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções divididas em 12 grupos, mas nem o aumento no número de participantes reduz o perigo de grupos da morte — e o Brasil pode estar em um deles. Com a definição das 42 vagas diretas e a confirmação dos cabeças de chave, já é possível projetar cenários que incluem confrontos com potências recentes e seleções tradicionais que ficaram fora do Pote 1.
O sorteio oficial das chaves acontece em 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), em Washington D.C.
A Seleção Brasileira aparece na 5ª posição do ranking da Fifa atualizado e será uma das 12 cabeças de chave. Além do Brasil, completam o Pote 1:
- Espanha (1º), Argentina (2º), França (3º), Inglaterra (4º), Portugal (6º), Holanda (7º), Bélgica (8º), Alemanha (9º)
- México, Estados Unidos e Canadá, por serem países-sede.
Embora isso garanta ao Brasil escapar de outros gigantes do topo do ranking, os potes seguintes estão repletos de adversários que podem formar grupos extremamente difíceis.
Possíveis rivais perigosos
O Pote 2 é o principal alerta. Nele estão:
- Croácia e Marrocos, semifinalistas da Copa de 2022;
- Colômbia, Uruguai e Senegal, todas entre as 20 melhores seleções do mundo.
No Pote 3, mais riscos: a Noruega, que fez campanha quase perfeita nas Eliminatórias e chega embalada por sua nova geração, também pode pintar no caminho brasileiro.
Mas o maior elemento imprevisível está no Pote 4:
a Itália, tetracampeã mundial, caiu para a repescagem e — caso se classifique — deverá entrar no quarto pote. Isso significa que os italianos poderão completar um possível grupo da morte.
Como seriam os cenários mais difíceis
Um grupo que reúna Brasil, Croácia, Noruega e Itália, por exemplo, já é tratado por analistas como um dos cenários mais complicados possíveis dentro do sorteio de 2026.
Mesmo com o novo formato ampliado, equipes tradicionais fora do Pote 1 elevam significativamente o risco de confrontos de alto nível logo na fase de grupos.
Calendário e potes definidos
A abertura do Mundial ocorre em 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca (México), e a final será disputada em 19 de julho, no MetLife Stadium (Nova Jersey).



