Essa frase típica de mãe realmente se aplica a qualquer coisa: “tudo que é demais, sobra”. Na ânsia pela saúde (e, sejamos sinceros, na busca pelo corpo “perfeito”), muitas pessoas acabam exagerando nos exercícios físicos: o famoso “overtraining”. E existem alguns sinais a que você deve ficar atento: é o seu corpo implorando por um pouco de descanso.
Segundo Corey Wencl, preparador físico na área de Medicina Esportiva no Mayo Clinic Health System, correr mais rápido do que você aguenta, fazer musculação por muitas horas seguidas ou outro tipo de exagero em um tipo de atividade podem acabar sobrecarregando os músculos e até provocando lesões.
De acordo com o jornal O Globo, o preparador explica que é comum que pessoas que exageram nos treinos sofram lesões musculares, articulares ou ósseas, como tendinite ou até fratura por estresse. Normalmente, essas lesões acontecem por algum erro de treinamento ou de técnica. Segundo o especialista, quando eles persistem, esses problemas podem sim se agravar para quadros mais sérios.
Sinais do “overtraining”
Alguns sintomas comuns são o aparecimento frequente de calos, unhas quebradas e bolhas, além de dor plantar (na planta do pé), tendinite (na parte de trás do joelho) e canelite (na frente da canela).
Mas calma: não precisa se desesperar de você percebeu algum desses sinais. Segundo Wencl, normalmente eles são fáceis de tratar com medicamentos para melhorar a dor e a inflamação. Obviamente, procure atendimento médico para saber o que tomar e lembre-se de ficar em repouso ou de pelo menos diminuir o ritmo enquanto se recupera.




