O abono salarial, também conhecido por PIS/Pasep, é destinado a trabalhadores da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que atenderam a alguns critérios específicos para receberem os valores anuais. Para ter o direito, o beneficiário precisa ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023 e ter recebido até dois salários mínimos de remuneração média.
Além disso, é necessário estar inscrito no programa há pelo menos cinco anos e ter seus dados informados corretamente pelo empregador na RAIS ou no eSocial. Para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa, o valor será depositado diretamente, conforme as datas previstas. Quem for correntista do Banco do Brasil, o pagamento será priorizado via crédito em conta, PIX, transferência TED ou presencialmente nas agências. Em outras redes bancárias, o benefício é pago por meio da Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa.
Confira abaixo o calendário dos pagamentos do PIS/Pasep 2025
- Nascidos em janeiro: 17 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: 17 de março
- Nascidos em março e abril: 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: 16 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto
Como saber se tem direito ao abono salarial?
É possível consultar se o direito está disponível pela Carteira de Trabalho Digital, Central Alô Trabalho ou nas Superintendências Regionais. O pagamento do benefício começou em fevereiro de 2025 e segue um calendário, conforme o nascimento do trabalhador. Para 2025, os valores pagos serão de R$ 1.518.