A Universidade de São Paulo (USP) iniciou nesta segunda-feira, 24 de novembro, as inscrições para o Enem USP 2026, um processo seletivo que permite o ingresso em cursos de graduação através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
As inscrições ocorrem exclusivamente no site da Fuvest até 19 de dezembro de 2025, às 12h. A taxa de inscrição é de R$ 11, e isenções são concedidas a inscritos no CadÚnico ou estudantes de baixa renda que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Desde 2023, a USP não utiliza mais o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e desenvolveu seu próprio método. O Enem USP 2026 disponibiliza 1.500 vagas distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escolas públicas e candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
Vagas em Medicina
O curso de medicina é um dos mais concorridos, com 44 vagas nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru. Direito e ciências da computação também estão entre os cursos mais procurados.
A Fuvest organiza a seleção, classificando os candidatos com base nas notas do Enem, respeitando os pesos específicos de cada curso. A lista dos aprovados será divulgada em 23 de janeiro de 2026, seguida por mais duas chamadas regulares e eventuais chamadas da lista de espera.
Requisitos para participação
Podem se inscrever candidatos que completaram ou completarão o ensino médio em 2025, assim como aqueles que já possuem diploma de curso superior reconhecido, desde que tenham participado do Enem como candidatos regulares.
O estudante deve preencher informações pessoais, escolher a modalidade de concorrência e selecionar até três cursos em sua área de interesse: ciências biológicas, ciências exatas ou ciências humanas.




