O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para grande perigo de tempestades até esta terça-feira (25) para quatro estados brasileiros. Além de chuvas fortes, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina também podem enfrentar ventos fortes e até queda de granizo.
Segundo o UOL, as áreas específicas desses estados que estão sob o alerta são o “Sul Fluminense, a região Metropolitana de Curitiba, o Vale do Paraíba Paulista, o Litoral Sul Paulista, a Região Metropolitana de São Paulo, o Norte Catarinense e a Região Metropolitana do Rio de Janeiro.”
De acordo com o alerta do Instituto, o volume da chuva pode passar dos 100 milímetros e os ventos podem chegar a mais de 100 km/h. Essas tempestades, que estão sob o alerta de “grande perigo”, têm risco de danos a prédios, queda de árvores, alagamentos, cortes de energia, destruição de plantações e impactos no transporte rodoviário.
O que fazer em caso de tempestade
Confira algumas recomendações da Defesa Civil durante tempestades:
Ps: as informações vêm do site da Prefeitura Municipal de Cerquilho, São Paulo.
- Evite lugares abertos, como estacionamentos, praias e campos de futebol;
- Abrigue-se em casa, edifício ou em instalação subterrânea;
- Não permaneça em rio, mar, lago ou piscina;
- Se estiver no carro, mantenha os vidros fechados, sem contato com as partes metálicas do veículo;
- Caso não encontre um abrigo por perto, fique agachado com os pés juntos, curvado para frente, colocando as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles até a tempestade passar;
- Mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água, bem como de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas e cercas de arame;
- Evite soltar pipas, carregar objetos, como canos e varas de pesca e andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo;
- Mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões;
- Evite o uso de telefone, a menos que seja sem fio ou celular;
- Fique afastado de janelas, tomadas, torneiras e canos elétricos;
- Evite tomar banho durante a tempestade.
Em caso de emergência, você deve entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).




