No segundo semestre do ano, a maioria dos feriados nacionais caiu no fim de semana – para a tristeza de todo mundo que só queria aquele descanso extra -, mas temos uma exceção. Aprovado como feriado nacional em 2024, o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro, caiu em uma quinta-feira.
2024 foi o primeiro ano em que a data foi celebrada como feriado nacional. Até então, a data era comemorada como feriado em seis estados brasileiros – Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo – e mais de 1,2 cidades. O presidente Lula sancionou o feriado em dezembro de 2023,
20 de novembro, data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, foi definida como marco da luta contra o racismo durante o processo de criação do Movimento Negro Unificado, em 1978. “Diante de uma história de encobrimento do racismo, violência e impunidade contra a população negra que persiste até os dias de hoje, lembrar do legado de Palmares e das mobilizações durante a ditadura não é apenas lutar por memória, mas por justiça”, afirma o site do Arquivo Nacional.
O Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi já tinha sido instituídos pelo Congresso lá em 2011, mas, na época, os parlamentares decidiram não transformar a data em feriado nacional.
Confira todos os feriados nacionais de 2025:
1º de janeiro (quarta-feira) – Confraternização Universal;- 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo na maior parte do Brasil);
- 18 de abril (sexta-feira) – Sexta-feira Santa;
- 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes;
- 1º de maio (quinta-feira) – Dia do Trabalho;
- 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi;
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (domingo) – Finados;
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal.