É de regra: reclame que você está com dificuldade de dormir que alguém da sua família – provavelmente a sua avó – vai te aconselhar a tomar chá de camomila para dormir. E você talvez até já tenha testado a receita… mas continua com dificuldade de dormir. Então essa é para você: aprenda como potencializar o seu chá de camomila para dormir feito um bebê.
O site Minha Vida explica que muitas pessoas cometem um erro simples na hora de combater a insônia com um chazinho: usar a versão de saquinho. Sim, é muito prático comprar a caixinha de sachês no mercado e só mergulhar na água quente, essa versão não é tão eficiente quanto a versão natural da camomila.
Isso porque, na camomila “in natura”, as ervas não foram tão processadas, o que preserva melhor os compostos ativos da planta. Por isso, dê preferência às versões naturais de camomila: aí é só misturar um ou duas colheres com meio litro de água fervendo, deixar descansar e beber o seu chá.
Quais os outros benefícios do chá de camomila?
Ajudar com o sono é provavelmente o benefício mais conhecido da bebida, mas ela tem muitos outros. A camomila tem propriedades digestivas e anti-inflamatórias, então o chá pode ajudar a aliviar problemas estomacais como azia e má digestão. Além disso, as propriedades antimicrobianas ajudam a prevenir o crescimento de uma bactéria relacionada à gastrite e úlceras estomacais.
Essa chá também é rico em antioxidantes como luteolina, quercetina e esculetina, que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, combatem inflamações e o envelhecimento celular precoce.




