A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou uma transformação na mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. A partir de 6 de dezembro, o sistema de pedágio free flow na BR-116 entrará em operação.
Esse sistema impactará motoristas que trafegam pela Via Dutra, entre os quilômetros 205 e 230, alterando a forma como as taxas são cobradas, tornando-as proporcionais ao trecho percorrido.
Processo e funcionamento do novo sistema
O sistema utiliza pórticos eletrônicos para leitura automática de passagens. Veículos com tag terão débito automático com 5% de desconto.
Quem não usa tag terá 30 dias para pagar o valor devido, utilizando canais digitais da concessionária. Diferente das praças tradicionais de pedágio, não há paradas, o que facilita a fluidez do trânsito.
Essa tecnologia se diferencia por ajustar a cobrança ao trecho real percorrido na pista expressa, permitindo que os motoristas escolham entre as pistas marginais gratuitas ou as expressas pagas de acordo com o uso. O sistema promete melhorar a experiência rodoviária, eliminando filas e otimizando o tempo de viagem.
Investimento
Para a implementação do pedágio free flow, a CCR RioSP investiu R$ 1,4 bilhão na modernização da Via Dutra. A obra incluiu a instalação de 21 pórticos de pedágio, além da ampliação de faixas e construção de novos acessos.
Essas melhorias visam promover não apenas uma cobrança justa, mas também uma maior segurança e eficiência no tráfego da rodovia.
Desde agosto, a concessionária orienta o público sobre o novo modelo, buscando uma transição suave. O objetivo é mitigar contratempos e facilitar a adaptação dos motoristas ao novo sistema.




