Uma parte do corpo que nós normalmente acabamos negligenciando na hora do banho é o umbigo (pode ser sincero, você sabe que é verdade). É muito comum que pelos, óleo, sujeira, células da pele e suor se acumulem nessa parte do corpo por causa do seu formato, por isso mesmo é importante lembrar de higienizar o umbigo.
Segundo o jornal O Globo, se você não higieniza apropriadamente essa parte do corpo, ela se torna um lugar ideal para a proliferação de bactérias – além do necessário para a microbiota natural do seu corpo. Em conjunto com as sujidades que já ficam acumuladas por lá, essas bactérias podem causar mau cheiro e, pior ainda, uma infecção chamada de onfalite, quando as secreções endurecem e formam um tipo de “pedra”.
Feito por pesquisadores do projeto Belly Button Biodiversity (Biodiversidade do Umbigo) da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, existem em média 67 bactérias diferentes no nosso umbigo. Um dos voluntários do estudo, que aparentemente não tomava banho há anos, abrigava bactérias em seu umbigo que normalmente só vivem em condições extremas, como no Polo Sul e no Polo Norte.
Como limpar o umbigo corretamente
Especialistas recomendam higienizar o umbigo usando água, sabão e um cotonete pelo menos uma vez por dia, de forma bem suave. Uma vez por semana, você também pode usar um cotonete com álcool para higienizar melhor a região. Esfregue o cotonete até ele sair limpo e então use outro cotonete, dessa vez com água, para limpar a pele, já que o álcool pode acabar ressecando ela. Por fim, use um cotonete ou pano seco para secar o umbigo.




