A empresa de aeronaves europeia Airbus emitiu um comunicado para que empresas aéreas ao redor do mundo cancelem imediatamente voos usando os aviões A320 da marca. No Brasil, a Latam opera aviões desse modelo da Airbus, mas disse que não vai cancelar nenhum voo.
Aviões da Airbus podem ser prejudicados
De acordo com a UOL, a Airbus afirmou que os programas de controle de voo desses aviões podem ser prejudicados devido à vulnerabilidade a radiações solares. A empresa também recomendou que as empresas “implementem a proteção de software e/ou hardware disponível para garantir que a frota esteja segura para voar”. As empresas aéreas foram notificadas por uma AOT (Transmissão de Alerta aos Operadores).
“A Airbus reconhece que essas recomendações levarão a interrupções operacionais para passageiros e clientes. Pedimos desculpas pelo inconveniente causado e trabalharemos em estreita colaboração com os operadores, mantendo a segurança como nossa principal prioridade”, afirma trecho do comunicado, repercutido pelo UOL.
Segundo a agência Reuters, o problema dos aviões A320 veio de um sistema de voo chamado ELAC (Elevator and Aileron Computer), responsável por enviar comandos do manche lateral do piloto para os profundores na parte traseira.
Além da Latam, outra companhia aérea da América do Sul com aviões da Airbus na frota é a colombiana Avianca, que deve manter cerca de 70% da sua frota em terra nos próximos dias. A Avianca é parte do grupo de companhias aéreas Abra, que inclui a brasileira Gol (que não usa aviões da marca).
Com o risco aos controles de voo de muitos dos seus aviões, a Avianca anunciou que interrompeu as vendas de viagens até o dia 8 de dezembro para evitar um impacto maior. Passageiros de voos cancelados poderão ser reacomodados em outros voos disponíveis.




