Com o Natal se aproximando, você com certeza já começou a ver panetones à venda nas prateleiras dos supermercados e anúncios de deliciosos panetones artesanais nas suas redes sociais. Se você é fã de carteirinha de panetone, então você deveria provar esse panetone de um chef cearense que foi eleito como o segundo melhor do mundo.
No mês passado, aconteceu em Milão a final do Panettone World Championship 2025, competição internacional para eleger as melhores versões desse quitute clássico de Natal, e um panetone de chocolate “made in Brasil” ficou em segundo lugar na disputa.
O panetone em questão foi criado pelo time Squadra Brasile, comandado pelo padeiro cearense Brunno Malheiros, por trás da confeitaria Cheiro do Pão. O panetone conta com lascas de chocolate na massa e uma cobertura crocante de farinha de amêndoas e avelã. De acordo com Brunno, a receita foi um “tributo à elegância da tradição italiana em diálogo com a ousadia da confeitaria contemporânea”.
“Após o preparo e findada a cocção a 150 °C, os panetones são imediatamente invertidos e permanecem em descanso por pelos menos 12 horas, garantindo alveolatura estável, maciez e preservação do aroma”, explicou o padeiro à CNN Brasil.
A competição dos melhores panetones do mundo
Noves equipes competiram: Brasil, Taiwan, Argentina, Austrália, China, Alemanha, Japão, Peru e Espanha, cada uma com três variações da receita, um clássico, um de chocolate e uma versão inovadora servida com sorvete. Os panetones foram avaliados por um grupo de especialistas, com um juri técnico, jornalistas, confeiteiros e campeões de edições anteriores.




