Na semana passada, a sonda OSIRIS-APEX da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, passou perto do nosso planeta e capturou belas imagens da Terra vista do espaço. Na terça-feira passada (23/11), a sonda ficou a cerca de 3,4 mil quilômetros do nosso planetinha azul.

Missão da NASA vai estudar asteroide que se aproxima da Terra
Apesar de ter feito imagens do nosso planeta, o objetivo da sonda OSIRIS-APEX não é estudar a Terra, mas sim um asteroide que está previsto para passar bem perto de nós em abril de 2029. Com mais de 340 metros de diâmetro, o asteroide Apophis ganhou o nome do deus egípcio do caos e da destruição.
Em 2029, ele deve chegar a 32 mil km de distância da superfície terrestre, podendo inclusive ser observado a olho nu em algumas partes do mundo. O asteroide foi identificado lá em 2004 e vem sendo monitorado de perto desde então. Ele chegou a ser classificado como “potencialmente perigoso”, com estimativas de 2% de chance dele atingir o planeta. Mas calma: apesar do nome um tanto quanto assustador, os cientistas já descartaram o risco de colisão do objeto com a Terra.
O objetivo da sonda da NASA é observar o comportamento e a superfície desse asteroide à medida que ele se aproxima de nós e entender como essa aproximação pode mudar o seu comportamento. Um estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), publicado no periódico Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, afirma que, durante sua passagem perto do nosso planeta, partículas do asteroide podem ser arrancadas pelo efeito da gravidade terrestre.




