Parte da família das crucíferas – primo de alimentos como a couve-flor e a couve-de-bruxelas -, o brócolis é um alimento rico em nutrientes, ao mesmo tempo em que tem poucas calorias. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o modo de preparo desse alimento pode te ajudar ou te atrapalhar na hora de aproveitar os benefícios desse vegetal.
A forma mais comum de consumir brócolis é fervendo, mas nutricionistas desaconselham esse método. Em entrevista ao portal britânico Express, a cozinheira Elizabeth Rider, especializada em alimentação saudável, explicou que, quanto mais tempo o brócolis fica na água, mais vitaminas e minerais se dissolvem e se perdem, principalmente compostos hidrossolúveis, como a vitamina C, que são sensíveis ao calor prolongado.
Além disso, o cozimento pode deixar o vegetal com menos sabor e com uma textura mole, o que não deixa ele tão apetitoso para a maioria das pessoas.
O melhor jeito de fazer brócolis
Segundo a cozinheira Elizabeth Rider, o melhor jeito de preparar o vegetal é assando o brócolis. Exposto a um calor seco e intenso, no forno ou na Airfryer, o brócolis vai caramelizar seus açúcares naturais, deixando o alimento com uma textura crocante mais atraente. Além disso, a técnica preserva melhor o conteúdo nutricional do alimento, principalmente os seus antioxidantes e suas vitaminas.
“Assar o brócolis não só melhora seu sabor; também preserva suas propriedades e o torna mais versátil na cozinha”, afirma Rider ao Express.
Assar o vegetal é bem simples, basta lavar bem e secar tudo, cortar os buquês de tamanho uniforme, posicionar em uma assadeira ou na bandeja da fritadeira e regar com azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Por fim, é só cozinhar por 15 a 20 minutos no forno ou por 10 minutos na fritadeira sem óleo.




