Depois de enfrentar dias consecutivos de forte calor, a cidade de São Paulo volta a ficar em alerta para temporais. As chuvas devem retornar com intensidade nesta terça-feira (2) devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.
A manhã começou com nevoeiro na faixa leste do estado, incluindo a capital e regiões serranas, mas a nebulosidade perdeu força ao longo das primeiras horas do dia. A mudança mais significativa acontece à tarde, quando a formação do sistema meteorológico deve aumentar a instabilidade e provocar pancadas de chuva moderada a forte em todo o território paulista.
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para terça (2) e quarta-feira (3), destacando o risco de tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado.
“Os modelos indicam condições para tempestades severas na maior parte do estado. O cenário aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções temporárias de energia”, afirmou o órgão.
“No litoral, há possibilidade de agitação marítima e ressaca.”
As rajadas de vento podem superar os 45 km/h, o que eleva ainda mais o risco de danos materiais e transtornos no trânsito.
Calor persiste em parte do Estado, apesar da virada do tempo
Na capital, a temperatura deve variar entre 21°C e 27°C, com sol e nebulosidade variável durante o dia. A chuva mais intensa é esperada entre o fim da tarde e a noite, segundo o CGE.
Outras cidades do estado seguem sofrendo com o calor.
- São José do Rio Preto pode registrar até 37°C.
- Bauru terá máxima de 29°C.
- No litoral, as máximas variam de 29°C a 33°C, dependendo da cidade.
- Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, a temperatura fica entre 16°C e 25°C.
- Em Campinas, os termômetros variam de 20°C a 35°C.
- No Vale do Paraíba, São José dos Campos pode chegar a 34°C.
O CGE informou ainda que novembro terminou com apenas 43% da chuva esperada em São Paulo — foram 58,6 mm diante dos 135,6 mm previstos. Para dezembro, a estimativa é de 184,2 mm.
Operação especial para período chuvoso é lançada no Estado
Nesta segunda-feira (1º), o Governo do Estado lançou a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que funcionará até março de 2026. A ação prevê investimentos de R$ 69,5 milhões para reforço tecnológico, precisão nas previsões e maior capacidade de resposta em situações de emergência.
“A iniciativa marca a abertura do período mais sensível para deslizamentos, enchentes e enxurradas no estado”, destacou a Defesa Civil.
Com a previsão de chuvas fortes e temperaturas ainda elevadas no interior e litoral, as autoridades recomendam atenção redobrada, principalmente em áreas vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.




