Em 2023, o presidente Luiz Inácio Luada Silva (PT) passou por uma blefaroplastia, um procedimento para correção de pálpebras, para retirar o excesso de pele que fica muito comum com o passar dos anos. Na mesma ocasião, ele estava passando por uma cirurgia para colocação de uma prótese para tratar a artrose no lado direito do quadril.
Segundo matéria da Veja da época, o presidente Lula já estava planejando passar pelo procedimento nas pálpebras e decidiu “aproveitar” a anestesia geral da operação ortopédica, mas o anúncio não foi feito antes porque ele ainda não tinha certeza que realmente ia fazer o procedimento. Ambas as operações foram feitas na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês. A blefaroplastia durou cerca de 1h20.
Blefaroplastia: o que é o procedimento feito por Lula?
Consultado pela Veja, o cirurgião plástico e professor da Universidade Federal de São Paulo (professor da Unifesp) Fabio Nahas explicou que o procedimento é uma retirada do excesso de pele da pálpebra e das bolsas de gordura que aparecem com o envelhecimento. Ele é feito através de uma incisão na dobra da pálpebra, de modo que, quando a pessoa está de olhos abertos, a cicatriz fica quase totalmente escondida.
A operação feita por Lula também é indicada para pacientes nos quais a flacidez da pele pode acabar comprometendo a visão periférica. Além disso, ela também é adotada por motivos estéticos, já que ajuda a rejuvenescer a região dos olhos, dando uma aparência mais “descansada” ao paciente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) pode realizar a operação, mas apenas em casos em que o excesso de pele estiver atrapalhando a visão do paciente.




