Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Carteira do Idoso: como fazer para viajar de graça e usufruir de todos os benefícios

Por Carolina Carvalho
16/02/2025
Em Geral
0
idoso

Imagem de freepik

A Carteira do Idoso – ou Carteira da Pessoa Idosa – é um documento para facilitar o acesso de pessoas idosas – a partir dos 60 anos de idade – ao transporte público em viagens interestaduais. Comprovando uma renda de até dois salários mínimos, os idosos têm direito a transporte gratuito (duas vagas por veículo) ou a um desconto de 50%.

Esse documento foi criado para facilitar a vida dos idosos que não conseguem comprovar renda de até dois salários mínimos. A carteira facilita esse acesso, sendo gerada especificamente para pessoas que se encaixam no critério. “Dessa forma, os municípios e o Distrito Federal podem emitir a carteira também para os idosos que estejam dentro do critério da renda, independente se estes já tenham outra forma de comprovação de renda”, explica o site Gov.br.

Quem pode usar a Carteira do Idoso?

Para utilizar a Carteira do Idoso, você precisa ser uma pessoa idosa (acima de 60 anos) cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, com renda individual de até dois salários mínimos.

Se você ainda não é inscrito no CadÚnico, você pode procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de você para ser inscrito no cadastro.

Como emitir a Carteira do Idoso?

Dentro do site Gov.br, você encontra o site da carteira do idoso. Você pode fazer o seu login com o mesmo usuário e senha do Gov.br. Então é só emitir a carteira – que já sai na mesma hora. Você pode imprimir o documento ou utilizar apenas a carteira digital.

Outra forma de emitir a carteira é procurando o CRAS da cidade. Lá, você precisa informar dados como CPG, nome ou NIS ao técnico do CRAS para conseguir emitir o documento. Quando solicitado na CRAS, o prazo é de 45 dias a contar da inscrição do Cadastro Único.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Estas são as 10 cidades com maior porcentagem de mulheres do Brasil

Confira!

Caixa Econômica

Caixa vai realizar novos empréstimos e se você for demitido não precisará mais pagá-los

16/09/2025
coca-cola

Governo vai distribuir Coca-Cola gelada em transportes públicos durante 1 mês inteiro

16/09/2025
Imagem ilustrativa: Freepik

Para a psicologia, essa é a melhor etapa da vida

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix