Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

SUS começa a aplicar vacina essencial para mulheres grávidas no Brasil

Por Pedro Silvini
02/12/2025
Em Geral
0
SUS

(Reprodução/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde iniciou nesta terça-feira (2) a distribuição nacional da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela maior parte dos casos de bronquiolite e pneumonia em bebês. O imunizante, gratuito pelo SUS e indicado para gestantes a partir da 28ª semana, tem aplicação imediata nos postos de saúde de todo o país.

De acordo com a pasta, o primeiro lote contém 673 mil doses, parte de um total de 1,8 milhão já adquiridas. O Distrito Federal foi o primeiro a receber o carregamento; os demais estados recebem entre 2 e 3 de dezembro.

O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em crianças pequenas. Em 2025, até 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) provocados pelo vírus — 82,5% deles em crianças menores de dois anos (35,5 mil hospitalizações).

A vacina reduz o risco de hospitalização ao oferecer proteção imediata ao recém-nascido ainda nas primeiras semanas de vida. Estudos, como o Matisse, apontam eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves de VSR nos primeiros três meses após o parto.

“Esse é mais um passo decisivo para proteger gestantes e recém-nascidos de uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. A chegada dessa vacina é uma novidade e reforça o compromisso do SUS com a prevenção e com o cuidado integral das famílias brasileiras”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Como não há tratamento específico para bronquiolite viral, médicos utilizam terapias de suporte, como oxigênio, hidratação e, em alguns casos, broncodilatadores.

Vacinação é dose única e pode ser aplicada junto com influenza e covid

O grupo prioritário são todas as gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade da mãe. A recomendação é aplicar dose única a cada nova gestação. O Ministério orienta que equipes de saúde aproveitem o momento para atualizar também as vacinas de influenza e covid-19, que podem ser administradas na mesma visita.

A oferta gratuita pelo SUS só foi possível graças a um acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório fabricante, que prevê transferência de tecnologia — etapa que permitirá ao Brasil produzir a vacina nacionalmente nos próximos anos. Na rede privada, o imunizante pode custar até R$ 1.500.

Com a distribuição inicial concluída, estados e municípios estão autorizados a começar a vacinação imediatamente. O Ministério da Saúde afirma que garantirá abastecimento contínuo para atender toda a demanda.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
assentos avião

“Passageiro” inesperado em voo da Latam pegou viajantes de surpresa

Confira!

luciano huck

“Domingão com Huck” deverá ser substituído por novo programa de Eliana na Globo

02/12/2025
japão

Japão é surpreendido e fica fora da Copa do Mundo

02/12/2025
assentos avião

“Passageiro” inesperado em voo da Latam pegou viajantes de surpresa

02/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix