Você sabia que existem algumas táticas simples – e, não se preocupe, dentro da lei – para diminuir o seu Imposto de Renda e ainda aumentar o valor da sua restituição? Estamos falando do PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Continue lendo que a gente vai te explicar direitinho como funciona.
O que é o PGBL e como ele pode diminuir o seu Imposto de Renda
O PGBL é uma modalidade da Previdência Privada. Você contribui com um valor mensal e esse dinheiro vai sendo investido ao longo dos anos para ser uma fonte de renda extra ao lado da sua aposentadoria social. Com esse plano, você pode abater 12% da renda tributável anual no seu Imposto de Renda, diminuindo a base do cálculo do imposto e, consequentemente, aumentando a sua restituição.
Mas atenção: de acordo com o InvestNews, mudanças nos planos de previdência privada, como no VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) – outra modalidade desse tipo de previdência -, podem trazer algumas diferenças para quem aderir a esse tipo de plano.
Uma das mudanças mais relevantes é a Lei 14.803, sancionada no ano passado, que estabelece que você pode escolher o regime progressivo ou regressivo apenas no momento do resgate do benefício, e não na contratação do plano. Outra mudança importante é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) passa a incidiu sobre aportes elevados envolvendo o VGBL.
E o que muda na prática? O InvestNews resume que essas mudanças destacam ainda mais como a escolha do melhor plano de previdência privada depende do perfil e dos objetivos do investidor. O site resume da seguinte forma:
- “PGBL segue vantajoso para quem faz declaração completa e quer reduzir impostos agora, lembrando que o IR incide sobre o valor total resgatado ou convertido em renda.
- VGBL, o plano ideal para quem utiliza declaração simplificada ou já atingiu o teto de dedução do PGBL preserva a tributação apenas sobre rendimentos; porém, fica menos competitivo para aportes elevados devido ao IOF.”




