Como você provavelmente já sabe, tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é o fim da burocracia, já que de tempos em tempos você precisa renovar o documento e a sua permissão legal para dirigir. Mas o governo está planejando uma mudança que deve facilitar (e muito) a vida de condutores nesse processo.
Em entrevista ao Jornal da CBN, o ministro dos Transportes, Renan Filho, contou que o governo quer introduzir a possibilidade de renovação automática da CNH. Mas calma que isso não seria para todo mundo: a ideia é que essa renovação seja apenas para condutores com um histórico limpo no trânsito, sem pontos na carteira no período de um ano.
“O condutor que não sofrer pontos, que garantir uma presença no trânsito segura para ele, para outros veículos e para pedestres vai ter facilidade para renovar, em alguns casos, inclusive, com renovação automática da carteira”, afirmou o ministro.
Renan Filho afirmou que está preparado para defender a proposta da renovação automática da CNH no Congresso e na Justiça e que o apoio ao projeto é amplo. Segundo o ministro, as pessoas sabem que a carteira no Brasil se tornou uma coisa “cara” e “burocrática”. Por enquanto, a mudança é apenas projeto, então, se você está com a CNH prestes a vencer, ainda vai ter que renovar do jeito tradicional.
Como renovar a CNH
Primeiro, você precisa acessar o site ou pelo aplicativo do Detran (Departamento de Trânsito) do seu estado e procurar a seção para renovar o documento. Aí você tem que agendar um horário de atendimento para o exame médico (em alguns casos) e a renovação (lembrando que você precisa pagar taxas para isso). No atendimento, será feita uma nova captura de biometria e uma nova foto para o seu documento. Não esqueça de levar a documentação pedida no site. Normalmente, é preciso levar a CNH, documento de identificação e um comprovante de residência.




