Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

NASA descobre nova galáxia e faz alerta mundial

Por Carolina Carvalho
04/12/2025
Em Geral
0
nova galáxia nasa james webb

Imagem: NASA/ESA/CSA, I. Labbe/R. Bezanson/Alyssa Pagan (STScI), Rashi Jain/Yogesh Wadadekar (NCRA-TIFR)

O Telescópio Espacial James Webb, operado (em parte) pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, fez uma descoberta fascinante: uma galáxia que, de acordo com os cientistas sabiam até então, não deveria poder existir. A partir de dados do telescópio, astrônomos identificaram uma galáxia espiral. O interessante? Ela se formou em uma época em que esse tipo de estrutura não existiria pelo que os cientistas sabem sobre a formação de galáxias.

Batizada de Alaknanda, essa galáxia recém-descoberta surgiu 1,5 bilhão de anos após o Big Bang, em uma época em que a maioria dos objetos ainda eram irregulares e caóticos. A descoberta desafiou o que cientistas sabem sobre o assunto, mostrando que galáxias complexas podem ter surgido muito mais rápido do que modelos atuais previam.

Segundo o Olhar Digital, o que chamou a atenção de especialistas nessa galáxia foi o seu grau de organização, com duas grandes espirais e um núcleo arredondado. Apesar de ser bem menor do que a nossa Via Láctea, a Alaknanda fascina por ser muito mais organizada do que deveria, considerando o período em que ela se formou. “Alaknanda tem a maturidade estrutural que associamos a galáxias bilhões de anos mais velhas”, afirma trecho do comunicado oficial da descoberta.

Outro ponto chamativo é o ritmo de formação de novas estrelas nessa galáxia, que forma cerca de 63 massas solares por ano, mais de 20 vezes a taxa da nossa Via Láctea. Cerca de metade dessas estrelas teriam se formado nos últimos 200 milhões de anos, período que, quando falamos de universo, é surpreendentemente rápido.

Como a galáxia Alaknanda ganhou seu nome?

A galáxia foi identificada pelos astrônomos Rashi Jain e Yogesh Wadadekar, do National Centre for Radio Astrophysics do Tata Institute of Fundamental Research (NCRA-TIFR). Também foram eles que escolheram o nome da descoberta. Anaknanda é um dos rios formadores do Ganga, na Índia. O nome da nossa Via Láctea em hindi é Mandakini, outro rio que forma do Ganga, então os nomes têm essa associação.

CNH

Detran cobrará uma única exigência para renovar CNH em 2026

Segundo o ministro dos Transportes, o governo está planejando uma mudança que vai facilitar a vida de motoristas na hora de renovar a CNH.
Leia mais
X

Detran cobrará uma única exigência para renovar CNH em 2026

Leia mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Confira!

nova galáxia nasa james webb

NASA descobre nova galáxia e faz alerta mundial

04/12/2025
disney castelo logo

Disney estreia nesta quinta-feira (04/12) no Brasil; veja as principais atrações

04/12/2025
vacina contra câncer

Vacina de R$ 1.500,00 começa a ser oferecida de graça pelo SUS

04/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix