Já teve a impressão que o seu gato mia mais para os homens da casa do que para você? Pois bem: não é impressão sua não! Publicado na revista científica Ethology, um estudo recente, feito por pesquisadores da Universidade de Ancara, na Turquia, revela que os felinos realmente miam mais para tutores homens do que para mulheres.
Segundo a Revista Galileu, o estudo fez uma análise científica analisando a rotina de 31 gatos e seus tutores dentro de ambientes domésticos, em que analisando as formas de interação dos pets, como miados, ronronados e bocejos. Eles analisaram principalmente como os gatos reagem à chegada dos tutores em casa (os tutores usaram câmeras no peito para gravar esses momentos).
Em todos os clipes, independente da idade, raça ou sexo do gato, os pesquisadores descobriram um padrão: eles sempre miavam mais para cumprimentar tutores homens do que mulheres. Em média, eles produziram 4,3 miados nos 100 primeiros segundos ao cumprimentar homens, e apenas 1,8 miados para cumprimentar mulheres.
Por que os gatos miam mais para homens?
Antes que você saia acusando o seu pet de machismo, a explicação sugerida é que os gatos usam a comunicação vocal com mais frequência com tutores homens porque normalmente eles falam menos com seus pets em comparação com tutores mulheres. “Essa diferença pode levar os gatos a usar sinais vocais de maneira mais ativa para provocar respostas dos cuidadores homens”, escrevem os autores.
Mesmo assim, a Galileu aponta que esse estudo da Turquia teve uma amostra relativamente pequena, então são necessários mais estudos para confirmar essa dinâmica animal.



