Existem algumas opções de aposentadoria no Brasil e uma delas é a aposentadoria especial, um benefício concedido a trabalhadores que exercem atividades em condições que prejudicam a saúde ou a integridade física, como a exposição a agentes nocivos, ruídos intensos, temperaturas extremas, entre outros.
De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), neste ano, sete categorias profissionais devem ter o direito de se aposentar com 15 anos de contribuição, desde que tenham atingido 55 anos de idade. Esse benefício especial previdenciário permite que o trabalhador se aposente antes das normas tradicionais, em reconhecimento aos riscos inerentes ao seu trabalho.
Confira abaixo 7 profissões que podem ter aposentadoria especial
- Britador de minas subterrâneas: É o profissional que faz a fragmentação de rochas em ambiente de mineração, exposto a altos níveis de poeira, ruídos intensos e vibrações constantes.
- Carregador de rochas em minas: Transporta pedras pesadas em ambientes subterrâneos e precisa enfrentar situações extremas como o calor, substâncias químicas nocivas e esforço físico severo.
- Cavouqueiro: Extrai pedras de pedreiras em minas e diariamente lida com risco de desmoronamento, gases tóxicos e exigência física elevada.
- Choqueiro em minas subterrâneas: Atua na estabilização das estruturas subterrâneas para prevenir acidentes e garantir a segurança dos trabalhadores.
- Mineiro de subsolo: Também atua em condições adversas, incluindo baixa luminosidade, temperaturas elevadas e exposição contínua a partículas tóxicas.
- Operador de britadeira subterrânea: Manuseia equipamentos pesados para fragmentação de rochas, submetido a vibrações intensas e ruídos elevados.
- Perfurador de rochas em cavernas: É Responsável pela perfuração de túneis e galerias, exposto a inalação de poeiras e risco de explosões.
Como solicitar aposentadoria especial pelo INSS?
É possível dar entrada no processo através do site ou aplicativo Meu INSS, fazendo login com CPF e senha cadastrada. Em seguida, selecione a opção “Pedir Aposentadoria” e escolha a categoria “Aposentadoria Especial”. Será necessário comprovar o tempo de trabalho, que seja compatível com os termos acima, incluindo outros documentos obrigatórios, como PPP, LTCAT, laudos médicos e histórico de contribuição. Após finalizar essa etapa, envie a solicitação e acompanhe o status do pedido.