Na madrugada desta sexta-feira (14/02), muitos usuários de Android foram surpreendidos por uma mensagem inusitada de alertas de terremotos, que foram enviados erroneamente por parte do Google. Em nota, a empresa esclareceu que foi um erro do sistema de alerta no país e está investigando a causa.
Ainda em nota, disse que o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android, que serve para estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas, que estão em regiões de risco: “Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial”, diz a empresa.
Entenda melhor o alerta de terremoto que aconteceu no Brasil
O Google não soube explicar o que fez o sistema ter sido acionado no país, mas explicou que por algum motivo, o alerta detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região nesta sexta-feira. Moradores do Rio de Janeiro também relataram terem recebido a mensagem, com dados informando sobre um possível terremoto de magnitude de até 5,5.
O aviso foi mandado por volta das 2h da manhã, através do sistema de alertas de terremoto do Android, deixando muitas pessoas preocupadas e intrigadas com a situação, pois o Brasil não faz parte da rota de grandes tremores de terra.
De acordo com os relatos de quem recebeu em diferentes regiões, cada local mostrou um dado de magnitude diferente, como na região de Ubatuba (de magnitude 4,4) e na Baixada Santista (de magnitude 5,5). Vale destacar que a Defesa Civil de São Paulo também se manifestou, afirmando que não emitiu nenhum alerta e que não há registro de nenhuma ocorrência relacionada com o possível terremoto no estado.