Nos últimos anos, os cartões por aproximação se tornaram ainda mais populares, visando facilitar as formas de pagamento, deixando-as mais rápidas. Em contrapartida, surgiram golpes e a insegurança de usar o cartão dessa maneira. Apesar do relato de algumas pessoas, as instituições financeiras dizem que, em geral, usar cartão por aproximação é seguro. Essa tecnologia utiliza criptografia de alta segurança para proteger suas transações.
A tecnologia usada é NFC (Near Field Communication), método que permite que as compras sejam feitas sem inserir o cartão em um terminal, sem necessidade de senha. Apesar das medidas de segurança, esse método não está isento de riscos e os golpistas podem tentar explorar essas vulnerabilidades para acessar dados de cartões.
Quais os riscos de usar o cartão por aproximação?
Em alguns locais, podem existir dispositivos clandestinos que são capazes de capturar informações de cartões, assim como pode ocorrer alterações nos terminais de pagamento para interceptar dados durante a transação. Outra possibilidade é a clonagem de cartões a partir de informações eletrônicas obtidas ilegalmente.
Para tentar se proteger, use capas protetoras que impeçam a leitura não autorizada dos cartões e sempre revire os valores no momento do pagamento. Caso note uma movimentação suspeita no seu banco, entre em contato imediatamente com a instituição. Lembrem-se de configurar seu aplicativo bancário para receber notificações sobre todas as transações realizadas com seu cartão.




