Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

O banco que patrocinava Ayrton Senna: por que o Banco Nacional faliu?

Por Carolina Carvalho
14/02/2025
Em Geral
0
ayrton senna banco nacional

Foto: @F1/Twitter

Quem acompanhava o universo de Fórmula 1 na época de “Ayrton Senna do Brasil!”, provavelmente se lembra do boné azul onipresente do piloto, que levava a marca do Banco Nacional. Mas o que aconteceu com esse banco? Ele ainda existe? Trocou de nome? Continue lendo que nós vamos te contar.

Fundado em 1944, em Minas Gerais, o Banco Nacional começou como Banco Nacional de Minas Gerais. Com a expansão do banco, em 1972, eles mudaram de nome e aderiram ao famoso nome de Banco Nacional.

Em 1984, eles firmaram a parceria com o piloto, que tinha começado a competir pela Fórmula 1. Aliás, segundo o InfoMoney, a diretoria do banco estava insegura em apostar em um iniciante. Como nós já sabemos, a aposta compensou e a parceria de Senna com o banco continuou até a sua morte, em 1994, mesmo com ele tendo recebido propostas de outras financeiras.

O boné azul do Banco Nacional acabou se tornando icônico por causa do piloto e é um item procurado até hoje por fãs de Senna.

O que aconteceu com o Banco Nacional?

No final dos anos 90 e começo dos 90, a instituição começou a passar por problemas, além de ter sido acusada de adotar uma “contabilidade fictícia” para tentar maquiar os problemas da empresa. Em 1995, o Banco Central decide intervir, afastando os gestores do Banco Nacional. “Em auditoria, a autarquia monetária identificou 652 contas fictícias com saldo cinco vezes maior do que o valor do patrimônio líquido do banco”, explica o InfoMoney.

Em 1996, o BC decretou e realizou a liquidação extrajudicial do Banco Nacional. E esse foi o fim da instituição. Dividido em dois, o banco teve uma parte vendida para o Unibanco.

Em 1997, 33 pessoas da administração do banco foram acusadas de fraude, uma delas o controlador Marcos Magalhães Pinto, herdeiro da família que tinha fundado o banco.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
dinheiro real

Nasceu em janeiro ou fevereiro? Você já pode receber este valor

Confira!

Foto: Divulgação

Sedã espaçoso da Volkswagen sai por R$ 65.000 e impressiona amantes de carros

16/09/2025
Lago

Lago gigante de 52 anos é o maior do Brasil e abastece um estado inteiro

16/09/2025
caso raro

Caso raro: filha de nigerianos, bebê nasceu com a pele branca, cabelo loiro e olhos azuis

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix