Para a alegria de quem quer tirar a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – e para a tristeza dos donos de autoescolas -, foi aprovado o projeto CNH Para Todos, que dispensa a obrigatoriedade das aulas nesses estabelecimentos para quem quer tirar a carteira. Inclusive, a novidade já fez os preços de autoescolas despencarem, segundo matéria do Autoesporte.
O projeto trouxe algumas mudanças no processo de obtenção da CNH. Um deles é que não há mais a obrigação das aulas teóricas para fazer a prova escrita. O Governo Federal inclusive lançou um aplicativo com o curso teórico gratuito e à distância. Além disso, a carga horária de aulas práticas diminuiu de 20 horas para apenas duas. E, como já mencionamos, essas aulas não precisam mais ser feitas em autoescolas, podendo ser ministradas por instrutores autorizados.
Outra mudança é que condutores que não tiveram nenhuma infração registrada nos últimos 12 meses podem ter a CNH renovada de forma automática (!).
Autoescolas já estão sentindo mudanças do processo da CNH
Segundo uma matéria do Autoesporte, muitas autoescolas já começaram a registrar diminuição e cancelamento no número de matrículas de alunos e, consequentemente, elas estão abaixando os preços para tentar manter alguns clientes. A autoescola Shangai, por exemplo, de Mogi das Cruzes, São Paulo, revelou que a média de matrículas fechadas no mês caiu de 130 para 80 e a expectativa é que o número continue caindo.
Consultado pelo veículo, o instrutor Diego Dadalto comentou que não concorda com a medida, mencionando as pessoas empregadas no setor e apontando a importância das autoescolas. “Eu não deixaria meu filho pegar um carro duas vezes e já sair por aí dirigindo. Imagina como vai ser o trânsito para a geração dele?”, questionou.




