Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nutricionista revela quais são os adoçantes mais saudáveis para substituir o açúcar

Por Pedro Silvini
09/12/2025
Em Geral
0
açúcar

(Reprodução/IStock)

Escolher o melhor tipo de açúcar ou adoçante parece simples, mas envolve fatores que vão além do sabor. Para quem busca emagrecer, tem restrições alimentares ou apenas deseja adotar hábitos mais saudáveis, entender como cada substância atua no organismo é essencial.

Segundo Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o primeiro passo é distinguir açúcar de adoçante. Os adoçantes dietéticos são produzidos a partir de edulcorantes, naturais ou artificiais, e costumam ter poder adoçante muito maior que o açúcar de cana. Por isso, são recomendados principalmente para pessoas com diabetes ou que seguem dietas de controle de peso.

Entre os tipos mais consumidos no Brasil — refinado, cristal, light, orgânico e mascavo — dois se destacam pela composição mais preservada.
De acordo com Nairana, os melhores para o consumo geral são o açúcar orgânico e o mascavo, que não passam por processo de refinamento.

“O orgânico tem a vantagem de ser produzido sem aditivos químicos, enquanto o mascavo mantém mais vitaminas e sais minerais”, afirma a nutricionista.

Mesmo “naturais”, todos os açúcares são calóricos

A percepção de que açúcares naturais — como mel, açúcar de coco, melado e agave — seriam mais saudáveis não se sustenta na prática. “Esses produtos têm apenas traços de vitaminas e antioxidantes, insuficientes para gerar benefício real”, afirmam especialistas citados pelo MD Anderson Cancer Center.

Além disso, o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de obesidade, condição associada a pelo menos dez tipos de câncer, incluindo os de mama, endométrio e intestino.

A American Heart Association recomenda o limite diário de açúcar adicionado de:

  • 25 g para mulheres (cerca de seis colheres de chá)
  • 36 g para homens (cerca de nove colheres de chá)

Pesquisas em camundongos nos Estados Unidos e no Canadá mostraram aumento no risco de câncer com o consumo de sacarina e ciclamato. Embora não haja comprovação desse risco em humanos, o consumo deve ser moderado.

Para quem busca reduzir calorias, existe ainda o açúcar light, mistura de sacarose com adoçantes artificiais. Entretanto, Nairana alerta que diabéticos devem evitar o açúcar light, pois ele ainda contém sacarose.

O uso indiscriminado de edulcorantes artificiais já motivou decisões de órgãos reguladores. Em 2008, a Anvisa reduziu os limites de sacarina e ciclamato em alimentos e bebidas devido ao impacto negativo observado em estudos e ao alto teor de sódio dessas substâncias.

E a stevia?

A stevia, derivada de planta e com zero calorias, parece uma alternativa ideal. Mas, segundo especialistas, também exige cautela.

“O problema dos adoçantes de baixa ou zero caloria é que eles são muito mais doces do que o açúcar. Isso pode alterar a percepção de doçura e levar ao aumento do consumo de açúcar no futuro”, alerta a pesquisadora Erma Levy, do MD Anderson.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Governo revela lista de CPFs que vão receber R$ 6,2 mil nesta semana

Real é substituído por “reino” em cidade brasileira; conheça a nova moeda

Confira!

Imagem de u_ssfofehsaj por Pixabay

Economize até 40% na conta de luz usando esse botão escondido no ar-condicionado

24/12/2025
Imagem ilustrativa: rawpixel.com/Freepik

Caminhar faz bem após os 50, mas especialistas dizem que esse exercício é ainda mais importante

24/12/2025
Pessoa Cansada

Cientistas revelam em qual idade as pessoas ficam mais estressadas

24/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix