Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lula disse para comer ovo de ema? Saiba se é verdade

Por Gabriela Giordani
17/02/2025
Em Geral
0
© Ricardo Stuckert/PR

© Ricardo Stuckert/PR

Depois de declarar que comeu ovo de ema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo acusado pelo suposto crime ambiental pelo deputado federal Kim Kataguiri (União), que protocolou uma representação contra o mandatário. Em torno da residência oficial, existem diversas emas pela propriedade, que vivem no local desde os anos 1960. 

As informações foram divulgadas pela revista Veja e a declaração de Lula ocorreu no Amapá, durante um evento realizado na semana passada. Na ocasião, o presidente afirmou que comeu ovos de pata e que também tem vontade de comer ovos de jabuti, mas contextualizou que procurou saber se poderia consumir o material: “Eu estou comendo agora sabe o quê? Ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas lá no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, comparou o presidente.

É crime ambiental comer ovo de ema? 

É um pouco complexo entender se comer ovos de ema é configurado como crime ambiental, pois existem alguns critérios que devem ser entendidos. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), é proibido vender, expor e consumir ovos de espécies da fauna silvestre provenientes de criadouros não autorizados. Quem for pego descumprindo a lei, poderá pegar detenção de seis meses a um ano, além de multa.   

No entanto, se os ovos que foram consumidos pelo presidente forem provenientes de um criadouro autorizado pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), a situação é diferente. Nesse caso, a coleta e o consumo desses ovos podem ser permitidos, desde que sigam as normas estabelecidas pelo órgão ambiental.

Apesar disso, o deputado Kataguiri publicou um vídeo no X afirmando que a declaração do presidente é uma “confissão de crime ambiental” e que entraria com uma representação contra o presidente na PGR e no Ministério Público Federal. Além disso, acrescentou que Lula “está chantageando o Ibama”, pois quer facilitar a exploração de petróleo, algo que, segundo o deputado, “a esquerda sempre coloca como um grande demônio”. Até o momento, não houve atualizações sobre o caso. 

Gabriela Giordani

Gabriela Giordani

Jornalista pela Unesp de Bauru. Diariamente produzindo nas editorias do Mix.

Próximo post

Um dos maiores símbolos do WhatsApp será alterado

Confira!

Sede CBF

Verdão vai receber R$ 75 milhões de indenização da CBF

28/10/2025
Chat GPT

ChatGPT recebe atualização e usuários do Nubank poderão ter versão paga de graça

28/10/2025
Lula

Governador de direita supera Lula nas pesquisas eleitorais para presidente da República

28/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix