Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Você vai ficar em choque com quantos vídeos existem no YouTube

Por Carolina Carvalho
22/02/2025
Em Geral
0
youtube

Imagem de ijeab no Freepik

Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o TikTok e outras redes sociais, o YouTube continua sendo uma das plataformas de vídeos mais populares da internet. Nesta quinta-feira (20), ele completa seus 20 anos de vida. Ao longo dessas duas décadas, quantos bilhões de vídeos foram publicados?

O Google, que é dono do YouTube, não tem costume de divulgar esses dados, mas Ethan Zuckerman, diretor da Iniciativa para Infraestrutura Pública Digital na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, criou um programa para tentar desvendar essas informações – mas não é tão fácil quanto parece.

Zuckerman e sua equipe projetaram um programa de computador para coletar vídeos da plataforma aleatoriamente. As URLs do YouTube têm um formato padrão, terminando com uma sequência 11 caracteres, letras e números. O programa gera combinações de 11 caracteres e verifica se existe algum link com esse resultado.

Essa combinação gera 18,6 quintulhões de URLs potenciais. “Para encontrar os primeiros 10.016 vídeos existentes no YouTube através de ‘adivinhação’ de combinação, foram necessárias 18 trilhões de tentativas, com uma média de 1,87 bilhões de erros para um único vídeo real”, explica o Olhar Digital.

Com dados baseados nesse programa, a plataforma teria 14,8 bilhões de vídeos em 2024. Porém, a resposta real permanece um mistério, escondido nos “cofres” do Google.

Por que o Google não divulga mais sobre o YouTube?

Mesmo sendo uma das plataformas mais acessadas do mundo, a verdade é que sabemos pouco sobre o seu funcionamento interno. Consultado pela BBC, Paul Barrett, vice-diretor do Stern Center for Business and Human Rights da New York University, afirma que essa falta de divulgação não é por acaso.

“Acho que há um instinto no Google de que não é do interesse deles enfatizar o quão gigantesco é o YouTube, quão titânico é o número de usuários, quão fenomenal é a quantidade de conteúdo. O Google não quer ser visto como influente como realmente é”, explica Barrett.

Segundo a BBC, estima-se que o YouTube é atualmente o segundo site mais visitado do mundo, atrás apenas do Google, com cerca de 2,5 bilhões de usuários mensais – quase um terço da população da Terra.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
ar condicionado

Esta é a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar energia

Confira!

Foto: Divulgação/Governo Federal

Cidadãos vão poder reimprimir carteira de identidade sem nova documentação

16/09/2025
Foto: Divulgação/Carrefour

Carrefour anuncia o fechamento de várias unidades de supermercados

16/09/2025
Neymar (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Neymar reacende polêmica após curtida em foto com Bruna Marquezine

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix