Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Pitbulls e outras 10 raças passam a ter castração obrigatória

Por Alan da Silva
16/12/2025
Em Geral
0
Imagem de Urs Tudor-Alexandru por Pixabay

Imagem de Urs Tudor-Alexandru por Pixabay

Em julho de 2025, o estado de Santa Catarina implementou novas regras rigorosas para a circulação de cães da raça pitbull. O decreto, assinado pelo governador Jorginho Mello, proíbe a criação, comercialização e circulação desses animais, incluindo a obrigatoriedade de castração a partir dos seis meses de idade.

A legislação entrou em vigor imediatamente após sua publicação no Diário Oficial, destacando a responsabilidade dos proprietários sobre os danos que seus cães possam causar.

Santa Catarina adotou medidas restritivas e explicitou a proibição da presença desses animais em locais públicos como ruas, praças e parques, especialmente em áreas com aglomerações. Para os locais onde a circulação de pitbulls é permitida, os cães devem ser conduzidos por maiores de 18 anos com o uso de coleiras adequadas e focinheiras.

O nome oficial da raça conhecida popularmente como Pitbull é American Pit Bull Terrier.

Segundo o decreto que complementa a lei Nº 14.204, de 2007, são consideradas derivadas dos pitbulls as seguintes raças:

  • American Pit Bull Terrier
  • Staffordshire Bull Terrier
  • American Bully
  • American Staffordshire Terrier
  • Red Nose
  • Pit Monster
  • Exotic Bully
  • American Bully Pocket
  • Pocket Bully
  • American Bully Micro/Micro Bully
  • American Bully Micro Exotic/Micro Exotic

Restrição e fiscalização rigorosa

A fiscalização das novas regras cabe aos municípios com apoio da Polícia Militar. Para isso, é necessário que as prefeituras tenham profissionais capacitados para cuidar dos animais apreendidos.

O descumprimento das normas pode resultar em multas de R$ 5 mil, duplicadas em caso de reincidência, além da possibilidade de apreensão do animal. Tais penalidades reforçam o compromisso do Estado com a seriedade na aplicação dessas medidas.

Contexto nacional

A ação de Santa Catarina insere-se em um contexto nacional mais amplo, com projetos de lei no Congresso Nacional buscando regulamentar de forma semelhante a criação e condução de cães potencialmente perigosos. Um dos principais projetos é o Projeto de Lei nº 4.871 de 2020, que prevê o registro nacional de cães perigosos e estipula que esses animais sejam conduzidos com guia, focinheira, e coleira em locais públicos.

O foco das propostas é garantir segurança pública enquanto se regula a posse responsável desses cães.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Érika HIlton

Projeto de Érika Hilton pode tirar monetização de homens que produzem conteúdo misógino na internet

Confira!

bolsa família

Bolsa Família convoca beneficiários para acompanhamento obrigatório em 30/06 — quem não comparecer será suspenso do programa

24/06/2026
matheus pereira cruzeiro

Cruzeiro toma decisão e Matheus Pereira passa por despedida emocionante no clube

24/06/2026
inss

Quem pedir aposentadoria em 2026 terá que cumprir uma nova exigência do INSS

24/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix