Você provavelmente conhece aquela pessoa que se nega veementemente a tomar banho de rio por causa das águas turvas – “você fica sem saber o que tem no fundo, ruim demais”. Então esta cidade do Mato Grosso do Sul provavelmente seria uma ótima opção turística para ela. A cidade de Bonito transformou as suas águas cristalinas em um chamariz turístico que atrai visitantes do mundo inteiro para o município.
De acordo com o site Viva Bonito, a explicação por trás das águas azuis e cristalinas de Bonito é a região em que ela se localiza. A região da Serra da Bodoquena, que abriga o município, é rica em rochas calcárias, rochas porosas que permitem que a água da chuva se infiltre no solo, formando aquíferos subterrâneos muito limpos, já que o calcário ajuda a tirar as impurezas da água.
A água que sai desses aquíferos é rica em minerais e tem baixo teor de sedimentos, como argila, lodo e outros detritos naturais que podem deixar a água de rios e lagos mais turva. Por fim, a vegetação nativa da região também atua como um filtro natural, barrando a erosão do solo ao redor dos rios de Bonito.
Os principais rios da cidade sul-mato-grossense são:
- Rio Sucuri
- Rio da Prata (Jardim MS)
- Rio Formoso
- Rio Baía Bonita
Dicas para visitar Bonito, Mato Grosso do Sul
O site Viaje na Viagem separa algumas dicas para quem está viajando para a cidade:
- Lembre-se de comprar os passeios por meio de agências de turismo, porque os vouchers não são vendidos nos locais;
- Programa no mínimo dois passeios de flutuação, um passeio de cachoeira, a Gruta Azul e o boia-cross;
- Compre seus passeios com antecedência;
- Aposte em transportes compartilhados para os seus passeios;
- Escolha uma hospedagem no centro se não for alugar um carro na viagem.




