O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será reaplicado nesta terça-feira (16) e na quarta-feira (17) para participantes que não puderam realizar as provas nas datas regulares devido a problemas logísticos, falhas na aplicação ou doenças infectocontagiosas previstas em edital. A reaplicação é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Segundo o Inep, a reaplicação é destinada a candidatos que tiveram impedimentos comprovados no dia do exame, como falta de energia elétrica no local de prova, desastres naturais, erros de procedimento ou problemas de saúde informados dentro do prazo estabelecido. Os pedidos foram analisados individualmente pelo instituto.
Entre os casos contemplados estão estudantes de cidades afetadas por eventos climáticos extremos, como Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, atingida por um ciclone em novembro.
Datas, horários e conteúdo das provas
A dinâmica da reaplicação é a mesma das provas regulares. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30.
Nesta terça-feira (16), os candidatos fazem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e redação. O tempo regular de prova vai até 19h, com uma hora adicional para participantes que tiveram o pedido de tempo extra aprovado.
Na quarta-feira (17), será aplicada a segunda etapa, com questões de matemática e ciências da natureza. Nesse dia, o exame termina às 18h30.
Uso das notas e divulgação dos resultados
As notas obtidas na reaplicação terão o mesmo valor das provas regulares e poderão ser utilizadas em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de processos seletivos de universidades públicas e privadas no Brasil e no exterior.
O Inep informou que a divulgação dos resultados seguirá o calendário geral do Enem 2025. As notas estarão disponíveis individualmente na Página do Participante, mediante login pelo Gov.br.




