O senador Sérgio Moro (União-PR) não é mais visto como o “herói público” que ele era considerado durante o auge da Operação Lava-Jato (que também perdeu muito do seu prestígio desde então), mas também não deixou de ser um nome querido pela direita brasileira. Um exemplo disso é que ele liderou uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraná em 2026.
A pesquisa foi feita pelo Instituto Opinião e mostra que, apesar da liderança do ex-juiz, a disputa pelo governo paranaense ainda é um cenário muito indefinido, com altos índices de indecisão dos eleitores. Foram 1.250 entrevistas feitas nas maiores cidades do Paraná entre os dias 7 e 10 de dezembro e conta com uma margem de erro de 2,5 pontos e nível de confiança de 95%.
Em cenários pesquisados, Moro aparece liderando com percentuais entre 27% e 39%, dependendo dos outros nomes com que ele poderia disputar no ano que vem. Outro nome forte é Requião Filho (PDT), com índices entre 17% e 29% Curiosamente, Moro também tem índices elevados de rejeição na pesquisa, com 24% dos eleitores tendo declarado que jamais votariam no senador. A rejeição de Requião Filho é ainda maior, com 28%.
Entre nomes ligados ao atual governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), os mais fortes na pesquisa foram o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), e o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD). De acordo com a revista Veja, eles chegam a 16% das intenções de voto em alguns cenários.
Sérgio Moro vai concorrer a governador do Paraná?
O senador e ex-juiz já é pré-candidato ao governo do estado, mas, segundo a Veja, está no centro de uma disputa entre seu partido, o União Brasil, e o PP, partido aliado. Por pressões dos progressistas, Moro teve a sua candidatura barrada pelo PP, mas ainda não sabemos se ele realmente vai desistir de tentar o seu lugar no Palácio Iguaçu.




