Acabando com o argumento dos haters da monogamia, não, não são só os humanos que são monogâmicos! Inclusive, de acordo com uma pesquisa recente, nós nem somos a espécie mais adepta à monogamia do reino animal. No ranking dessa pesquisa, nós ficamos em sétimo lugar (!). Descubra qual foram os animais fiéis que pegaram o primeiro lugar e como essa pesquisa foi feita – também colocamos o top 10 mais abaixo.
Essa classificação vem de um estudo feito pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conduzido pelo antropólogo evolucionista Mark Dyble, do Departamento de Arqueologia da instituição e que teve seus resultados publicados na revista Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences.
A métrica adotada pelo estudo foi a proporção de irmãos completos, de mesmo pai e mãe, em relação ao número de meio-irmãos. Como explica a Superinteressante, a lógica é que espécies mais monogâmicas têm mais filhos dos dois, enquanto espécies menos poligâmicas têm mais filhos de pais e mães diferentes.
Nos humanos, essa taxa média de irmãos completos ficou em 66%, colocando a nossa espécie em sétimo lugar no ranking. O grande campeão quando o assunto é monogamia foi o rato-do-campo da Califórnia, com uma taxa de 100% de irmãos completos, refletindo casais que se formam para a vida toda.
Segundo o líder do estudo, estruturas sociais também influenciam muito esses resultados. Quase todos os mamíferos predominantemente monogâmicos vivem em núcleos familiares restritos, formados pelo casal reprodutor e pelos filhos. “Humanos, por outro lado, constroem grupos maiores e estáveis, nos quais várias mulheres têm filhos ao mesmo tempo”, observa a Superinteressante.

O ranking dos 10 animais mais monogâmicos:
- Rato-do-campo da Califórnia: 100%;
- Cão-selvagem-africano: 85%;
- Rato-toupeira-de-Damaraland: 79,5%;
- Sagui-de-bigode: 77,6%;
- Lobo-etíope: 76,5%;
- Castor-eurasiático: 72,9%;
- Humanos: 66%;
- Gibão-de-mãos-brancas: 63,5%;
- Suricata: 59,9%;
- Lobo-cinzento: 46,2%.




