Com uma produção diária que chega a cerca de 18 mil toneladas de resíduos, a cidade de São Paulo enfrenta um dos maiores desafios urbanos do país quando o assunto é lixo. Para ajudar a população a descartar corretamente os resíduos e evitar acúmulo nas ruas, a Prefeitura disponibiliza um sistema online que informa dias e horários da coleta de lixo em cada bairro da capital.
Os serviços de coleta de resíduos domiciliares, seletivos e hospitalares na capital são realizados pelas concessionárias Ecourbis e Loga. Juntas, as empresas percorrem diariamente uma área superior a 1.500 km², utilizando mais de 500 veículos, entre caminhões compactadores e veículos específicos para resíduos de saúde.
Cerca de 3,2 mil trabalhadores atuam diretamente no recolhimento do lixo, garantindo atendimento a aproximadamente 11 milhões de moradores. Apenas os resíduos domiciliares somam quase 10 mil toneladas coletadas por dia.
Onde consultar dia e horário da coleta no seu bairro
A Prefeitura de São Paulo mantém um site oficial onde é possível consultar, de forma simples, o cronograma de coleta de lixo comum e seletiva. Basta informar o endereço ou bairro para saber:
- Dias da semana em que ocorre a coleta;
- Horário aproximado da passagem do caminhão;
- Tipo de coleta realizada (comum ou seletiva).
A ferramenta é parte das ações de conscientização para reduzir o descarte irregular e melhorar a limpeza urbana.
Resíduo ou lixo? Entenda a diferença
De acordo com a Universidade de São Paulo (USP), existe uma diferença importante entre resíduo e rejeito, termos frequentemente confundidos no dia a dia.
- Resíduo é todo material que, mesmo após o consumo, ainda possui alguma finalidade, como reciclagem ou reaproveitamento.
- Rejeito, popularmente chamado de lixo, é aquilo que não possui outra forma de destinação além do descarte final.
Os resíduos urbanos — gerados em residências, comércios e serviços — são de responsabilidade dos municípios e representam um dos maiores desafios ambientais da capital paulista.
Baixa reciclagem agrava o problema
Apesar de a coleta domiciliar alcançar quase toda a população, a reciclagem em São Paulo ainda é considerada insuficiente. Segundo Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP, a cidade recicla uma parcela muito pequena do que produz.
“Olhando a cidade atualmente, nós temos uma porcentagem de reciclagem de resíduos sólidos muito baixa. São produzidos, por dia, cerca de 20 mil toneladas de resíduos urbanos”, afirma o docente.
A professora Wanda Gunter, da Faculdade de Saúde Pública da USP, reforça que apenas cerca de 3,5% dos resíduos são recuperados por meio da coleta seletiva.
A coleta de resíduos também reflete a desigualdade dentro da própria cidade. Regiões periféricas costumam enfrentar mais dificuldades, tanto na frequência da coleta quanto nas condições de saneamento.




