Este ano, março já começa a todo vapor, no meio do Carnaval. O dia 1º de março cai no sábado de Carnaval, a segunda e terça são nos dias 3 e 4 do mês e o dia 5 tem o descanso (talvez) da Quarta-Feira de Cinzas. Mas e o salário para curtir a folia? O salário do mês cai até o quinto dia útil.
Os dias 3, 4 e 5 não são considerados feriados nacionais, mas, sim, como ponto facultativo. Ou seja, a segunda, terça e quarta contam como dias úteis – assim como o sábado, dia 1º. Pensando nisso, o quinto dia útil de março cai na quinta-feira, dia 6 de março.
Mas, calma! A situação muda em algumas cidades e estados. No Rio de Janeiro, por exemplo, a terça de Carnaval é feriado municipal, então o quinto dia útil vai para a sexta, dia 7.
Mas fica o lembrete que a regra do quinto dia útil é estabelecida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Trabalhadores foram desse modelo, como os estagiários e os PJs recebem de acordo com uma data estabelecida no contrato de trabalho.
Por que o Carnaval 2025 vai ser em março?
Apesar de nós associarmos o mês de fevereiro à folia, o Carnaval nem sempre cai nesse mês. A data da festa é determinada pela Igreja Católica e pelo calendário da Páscoa.
O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. A terça de Carnaval precisa ser 40 dias antes do tradicional Domingo de Ramos. Esse dia, que abre a celebração da Páscoa, é definido como o primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de março.
O equinócio de março, que marca a chegada do outono no hemisfério sul, está marcado para acontecer no dia 20 de março. Com isso, o Domingo de Ramos fica no dia 13 de abril e, 40 dias, temos a terça de Carnaval no dia 4 de março.
