Você já ouviu falar do chá de flor de lótus azul? Essa flor (nome científico: Nelumbo nucifera) é usada pela humanidade há milhares de anos, com registros de seu uso medicinal entre os antigos egípcios, sírios e tailandeses. O chá feito a partir dela é conhecido por seus efeitos psicoativos, incluindo sonhos lúcidos, maior relaxamento e até como afrodisíaco.
De acordo com o site Sencha Tea Bar, no Egito Antigo, era consumido um vinho feito a partir da flor de lótus azul em celebrações, já que ela era considerada a “flor oficial” do deus sol Rá. Segundo o Healthline, foram encontradas representações da planta em papiros antigos e em paredes de túmulos. Além da importância cultural, historiadores também acreditam que ela era usada por seus efeitos medicinais, para tratar várias condições, como insônia e ansiedade.
Quais os efeitos do chá de flor de lótus azul?
O site Healthline explica que a planta possui efeitos psicoativos e medicinais, que podem ser explicados por seus dois componentes principais:
- Aporfina: um psicoativo que atua como agonista da dopamina, podendo dar uma sensação feliz e eufórica;
- Nuciferina: composto que atua como uma droga antipsicótica, induzindo sentimentos de calma através de um mecanismo que ainda não é totalmente compreendido.
O efeito da planta é descrito por muitas pessoas como uma experiência semelhante a que você tem depois de consumir maconha, uma mistura de relaxamento e euforia.
É permitido consumir esse chá no Brasil?
Resposta rápida: não. O consumo desse chá não é regulamentado nem aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a venda da planta para consumo é proibida.




