Com a chegada das festas de Natal e Ano-Novo, os bancos em todo o país terão mudanças no funcionamento, incluindo dias sem atendimento presencial e horários reduzidos. As informações foram divulgadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que orienta os clientes a se programarem para evitar transtornos com pagamentos e transferências.
De acordo com a Febraban, o atendimento bancário presencial será suspenso em datas-chave do fim de ano.
- 24 de dezembro (véspera de Natal): atendimento em horário reduzido, das 9h às 11h (horário de Brasília). Em estados com fuso diferente, o funcionamento será das 8h às 10h.
- 25 de dezembro (Natal): não haverá expediente bancário.
- 31 de dezembro (véspera de Ano-Novo): bancos fechados, sem compensações bancárias.
- 1º de janeiro (Confraternização Universal): não haverá atendimento presencial.
O último dia do ano com funcionamento normal para todas as operações bancárias será 30 de dezembro. Já nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, os bancos funcionam normalmente, desde que não haja feriado municipal na localidade.
Compensações bancárias e uso do PIX
Nos dias 25/12, 31/12 e 01/01, não haverá compensações bancárias, o que inclui operações como TED.
Segundo a Febraban, apenas o PIX seguirá funcionando normalmente, já que o sistema opera 24 horas por dia, todos os dias do ano, inclusive feriados.
Atenção às contas e boletos
A federação também esclarece como ficam os pagamentos que vencem nos dias sem expediente bancário:
- Contas de consumo, como água, luz, telefone e internet, com vencimento em 25/12, 31/12 ou 01/01, poderão ser pagas no próximo dia útil sem acréscimo de juros ou multa.
- Tributos e impostos, no entanto, devem ser pagos antecipadamente caso o vencimento caia em feriado ou dia sem compensação bancária. Caso contrário, podem incidir juros e multa.
Quando os bancos retomam o funcionamento normal
O atendimento bancário presencial regular será retomado no dia 2 de janeiro, em todo o país, respeitando apenas eventuais feriados municipais. Até lá, a orientação é utilizar canais digitais, como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos, para evitar imprevistos no fim do ano.




