A temporada de premiações está a todo vapor e, no último domingo (11), foi o Globo de Ouro 2026, considerado um “termômetro” importante para a premiação mais aguardada de todas: o Oscar. Wagner Moura surpreendeu desbancando nomes como Michael B. Jordan e The Rock e levando o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama para casa.
O baiano venceu por sua interpretação no elogiado O Agente Secreto, filme nacional que também levou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-inglesa. Foi a primeira vez na história que um filme brasileiro venceu dois prêmios na mesma edição do Globo de Ouro.
Em seu discurso, Wagner Moura falou sobre a mensagem do longa e mandou um alô para os brasileiros que estavam assistindo. “É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, afirmou o ator. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.
Moura estava concorrendo com:
- Joel Edgerton (Sonhos de trem);
- Oscar Isaac (Frankenstein);
- Dwayne Johnson (Coração de lutador: The Smashing Machine);
- Michael B. Jordan (Pecadores);
- Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do desconhecido).
O Agente Secreto
“Marcelo, um especialista em tecnologia acusado de atividades subversivas, se muda de São Paulo para Recife em 1977 na tentativa de escapar dos agentes do governo. Ele chega à capital pernambucana e, em pouco tempo, começa a desconfiar que está sendo espionado por seus vizinhos” (sinopse oficial).




